Transplante renal em Felinos

Transplante Renal em Felinos

Os Felinos são animais preparados para viver no deserto. Muitas pessoas pensam que eles são mais suscetíveis a ter problemas renais do que outros animais. Na verdade, por eles serem mais resistentes, acabam desenvolvendo problemas renais que inicialmente são imperceptíveis clinicamente , devido a essa maior resistência e quando percebidos, já se encontram em estado avançado.

É um problema sério. Seu agravo pode levar à morte e muitas vezes não há muito a ser feito para reverter este quadro. Hoje em dia, com o desenvolvimento de especialidades na medicina veterinária, existem especialistas em nefrologia que encaminharão cães e gatos para o tratamento temporário com hemodiálise , que irá retirar esses animais da crise até que estejam compensados e possam viver livres da hemodiálise, como pacientes crônicos compensados.

Mas após alguns meses ou anos, os rins podem se deteriorar ao ponto de não serem mais funcionais. Neste caso, disponibilizamos o TRANSPLANTE RENAL PARA FELINOS.

Atualmente oferecemos apenas transplantes para felinos, pois é possível fazer a tipagem sanguínea, o que diminui o índice de rejeição.
Em cães, atualmente não há disponível meios de fazer a tipagem sanguínea, o que aumenta em muito o risco de rejeição e por isso, não é feito o transplante em cães como rotina.

Com o transplante renal, conseguimos prolongar e melhorar a qualidade de vida do gato, porém esta técnica apenas é recomendada para alguns casos que passam por análise do médico veterinário.

Animais portadors de FIV, FELV, PIF, tríade ou neoplasias não são candidatos para o transplante.

O candidato ideal é o felino portador de PKD ( rins policísticos), ou quando a doença renal estabilizou com os rins com doença avançada porem não há mais fontes de insulto renal.

Esta prática ainda é nova no Brasil e vem sendo realizada apenas na RENALVET SÃO PAULO com a equipe do Dr Marcio Bernstein.

Apesar de ter grande porcentagem de sucesso, é um procedimento que possui risco e pode haver rejeição do órgão transplantado, independente de todos os cuidados prévios e do sucesso da técnica.

A Escolha do Doador

O ideal é que haja algum grau de parentesco entre o doador e o paciente que irá receber o rim transplantado.

O doador será submetido a vários exames para averiguar seu estado de saúde, se não possui nenhuma doença que possa ser transmitida ao paciente receptor e exames de compatibilidade entre ambos.

Leva-se em conta também os pontos de vista éticos e de bem-estar dos animais envolvidos.

A Técnica Cirúrgica

Primeiramente é removido o rim do doador, sendo o rim esquerdo o mais apropriado a ser transplantado, por motivos anatômicos, pois possui maior comprimento de veia renal.

Em seguida inicia-se a intervenção cirúrgica no animal receptor.

Geralmente não há a retirada dos rins naturais do receptor, portanto ele viverá com três rins, pois o rim transplantado, em alguns casos, pode não desempenhar sua função de imediato.

Os rins doentes só serão removidos em caso de infecção ou tumor.

No transplante, o ureter (que são o canais que se ligam do rim até a bexiga, com função de conduzir a urina) do rim do doador é ligado à bexiga do receptor e o novo rim é ligado aos vasos sanguíneos do receptor, geralmente na aorta abdominal e na veia cava.

No pós-operatório o receptor receberá medicamentos imunossupressores para evitar rejeição do órgão transplantado, antibióticos e outros fármacos para melhor recuperação.

São realizados exames periódicos após a cirurgia e o animal deve ter acompanhamento médico mesmo após sua recuperação.

O gato doador receberá acompanhamento médico também, porém não tem grandes probabilidades de complicações pós-cirúrgicas.

– Geralmente o gato doador do rim vive em abrigo, estando à espera de um lar, e após a cirurgia é adotado pelo tutor do gato doente, sendo salvas portanto duas vidas.

– A RENALVET somente efetua esse procedimento , quando o doador é adotado pela familia tutora do receptor, com garantias de que será tratado para o resto da vida com amor e cuidados.

Para mais informações, procure o Dr Marcio Bernstein ou a Dra Ana Paula Reis na RENALVET SAO PAULO.
tel: 11 3875 2666 ou 21 98010 9000 ou pelo whatsapp +55 21 980109000