A hemodiálise é indicada principalmente nos seguintes estados clínicos :
– Insuficiência Renal Aguda
– Insuficiência Renal Crônica
– Insuficiência Renal Crônica agudizada
– Hepatopatias
– Intoxicações por produtos Químicos
– Infecções do sistema Urinário
– Intoxicações Medicamentosas
– Babesiose
– Intoxicações Alimentares
– Erlichiose
– Envenenamentos
– Cetoacidose diabética
– Cardiopatias que levem a edema pulmonar refratário a diuréticos
– Hipercaliemia (excesso de potássio no sangue)
– Qualquer causa que leve à Uremia
– Sempre que houver necessidade de diminuir a sobrecarga hepática e renal, assim como para estimular a função renal.
A hemodiálise sempre funciona e está sempre indicada quando o animal apresenta uremia com niveis acima de 100 mg/dl de ureia e/ou 3,0 mg/dl de creatinina após 48 horas de tratamento intensivo. Desta forma, conseguimos controlar a uremia, substituindo a função renal antes de que o organismo entre em falencia, descansamos os rins e ganhamos tempo para que a terapia surta efeito e se diagnostique e trate as causas do insulto renal.
Vale lembrar que a hemodiálise não é para sempre! Ela é realizada atee que o animal saia do quadro de agudização, o que em geral ocorre entre 2 e 5 sessões.
Sempre que nos enviar um animal para hemodiálise, não esqueça de nos mandar por escrito uma lista de todos os medicamentos que o animal vêm utilizando, todos os exames antigos e recentes assim como o motivo pelo qual o encaminhou.
Não hesite em nos procurar em caso de dúvidas pré e pós-tratamento. Lembre-se que o trabalho em conjunto entre o clínico e a equipe de hemodiálise, assim como uma dieta específica e afluidoterapia adequada são vitais para a recuperação do animal.