Odontologia no Paciente Renal

Home - Odontologia no Paciente Renal

Os Perigos da Doença periodontal ( tártaro ) em cães e gatos e sua relação com doença renal.

A doença periodontal é geralmente silenciosa. Quando começa, não há sinais nem sintomas externos.

No entanto, uma vez que avança, ela pode devastar a boca do seu cão ou gato, causando dor crônica, erosão gengival, queda de dentes e perda óssea.

Mas não precisa ser assim!

Embora a doença periodontal em cães seja muito comum, ela pode ser prevenida.

Por que os cães desenvolvem doença periodontal?

Culpe as bactérias pela doença periodontal nas pessoas e nos animais de estimação. Quase imediatamente após comer, as bactérias, juntamente com alimentos, saliva e outras partículas, começam a formar um filme pegajoso, chamado placa, sobre os dentes.

O sistema imunológico do nosso organismo, assim como o de cães e gatos, reconhece a placa como um agente externo…um corpo estranho. E então, os glóbulos brancos ( leucócitos ) entram em ação, liberando enzimas que lesam o tecido gengival.

Isso causa inflamação gengival, destruição e perda óssea.

Como resultado, temos perda de dentes.

E também HÁ A FORMAÇÃO DE IMUNOCOMPLEXOS QUE GRADATIVAMENTE DESTRUIRÃO OS GLOMÉRULOS NOS RINS!

A incidência de doença periodontal é 5 vezes maior em cães do que em seres humanos.

O motivo?

Cães têm uma boca mais alcalina que seres humanos, o que promove a formação da placa com mais facilidade. Além disso, a maioria dos animais de estimação não tem os dentes escovados todos os dias, dando às bactérias formadoras de placas a chance de se multiplicarem.

Quais os sintomas da doença periodontal em cães?

Infelizmente, os primeiros sintomas de doença periodontal  em cães não são sintomas.  É raro que proprietários observem sinais de doença periodontal em seus cães e, quando percebem, a doença periodontal já está em estado muito avançado.

Até então, seu cão pode estar vivendo com dor crônica, que animais escondem instintivamente para evitar mostrar fraqueza.

Alguns sintomas da doença periodontal grave incluem:

• Problemas ao morder e mastigar os alimentos
  • Sangramentos e/ou gengivas vermelhas
  • Dentes moles
  • Sangue na tigela de água ou nos brinquedos.
  • Mau hálito (halitose, bafo…kkkkk)
  • Salivação com sangue
  • Não permite que toquem sua cabeça
  • Mastiga apenas com um lado da boca
  • Espirros e/ou secreção nasal (doença avançada nos dentes superiores, que pode destruir o osso entre a cavidade nasal e oral)

Complicações da doença periodontal

A doença periodontal pode causar mais problemas do que a dor nos dentes.

Por exemplo, cães com inflamação gengival não controlada tem mais risco de  desenvolver doenças cardíacas, renais e hepáticas, além da possibilidade de fratura do maxilar.

Com o passar do tempo, a doença periodontal não tratada pode destruir o osso a tal ponto que mesmo uma pequena pressão poderá fraturar a mandíbula enfraquecida de um cão pequeno.

Como prevenir a doença periodontal?

Os dentes dos animais de estimação devem ser escovados duas vezes por dia, assim como os dentes dos seres humanos.

Se pudermos minimizar as bactérias e seus subprodutos, um organismo normal proporcionará uma defesa adequada para manter uma boca saudável.

Converse com o seu veterinário e siga estes quatro passos para prevenir ou retardar a doença periodontal no seu pet:

Leve seu cão para exames orais e limpezas regulares no seu veterinário. O exame oral com raios-X dentário feito sob anestesia geral é a melhor maneira de obter uma imagem completa do que está acontecendo nos dentes do seu cão e abaixo da linha das gengivas.

Escove os dentes do seu cão todos os dias. Você sabe que o melhor para manter seus brancos e perolados é a escovação diária – isso também vale para seu cão. Embora a tarefa possa parecer um pouco assustadora, não precisa ser. A paciência, as ferramentas certas e algumas orientações do seu veterinário podem levar a maioria dos proprietários de animais de estimação a conseguir com facilidade.

Uma vez ouvi um cliente perguntar para um odontologista veterinário amigo meu:

“ Quantas vezes devo escovar os dentes do meu cão?”

a resposta foi: “ depende de quantos dentes você quer que seu cão mantenha”…kkkkkkkk

Alimente seu cão com ração de qualidade.  Alguns cães se beneficiarão de “dietas dentárias” que ajudam a esfregar os dentes à medida que eles mastigam, ou a partir de alimentos que possuam aditivos que impeçam o endurecimento da placa. Pergunte para seu veterinário qual a ração e produtos que ele recomenda.

Ofereça brinquedos e guloseimas para mastigar diariamente. Mastigar todos os dias com guloseimas propícias para os dentes é outra maneira de ajudar a prevenir a doença periodontal. Procure por guloseimas e brinquedos como: bolas de borracha, tiras de couro cru finas (Cuidado com o fato de que o couro cru duro pode causar problemas gastrointestinais se seu cão engolir uma pedaço grande).

Para evitar fraturas e dentes quebrados, evite ossos de animais (crus ou cozidos), ossos de nylon ou cascos de vaca e porco.

Estudos mostram que mais de 80% dos cães já possuem algum grau de doença periodontal até a idade de 3 anos.  Uma vez que o problema esteja em andamento, o tratamento depende do seu estágio, embora inicialmente todo o tratamento requer um exame e raios-X para determinar a presença (ou a ausência) da doença.

Estágio 1

vermelhidão leve ou inflamação das gengivas, sem bolsas periodontais entre gengivas e dentes. Para este estágio, a limpeza acima e abaixo da linha das gengivas é o único tratamento necessário.  Esta é a melhor fase para tratar mas infelizmente os proprietários demoram para perceber o problema.

Estágio 2

Presença de bolsas periodontais entre gengivas e dentes, mas ainda sem grande comprometimento ósseo. Aqui, a gengiva e a raiz dos dentes são limpos, enxaguados e tratados.

Estágio 3

Presença de bolsas periodontais em torno dos dentes , já com perda óssea significativa.

Estágio 4

Perda óssea é superior a 50% e a extração dentária é o único tratamento.

Não se esqueça: A doença periodontal é hoje uma das principais causas de insultos renais.

Se seu cão é um paciente renal e já apresenta doença periodontal, ligue para a RENALVET MAIS PROXIMA DE VOCE!