Em geral, a hemodiálise é feita de duas a quatro vezes , dias consecutivos, em um animal com IRA ou IRC. Cada procedimento dura de quinze minutos a quatro horas. Pode existir variações neste tempo de acordo com o tamanho, a idade e o estado do animal.
Animais com insuficiência renal não ficam escravos da hemodiálise! Na prática, após duas ou três sessões, o paciente pode ser controlado com dietas específicas e soroterapia adequada. Animais que sofram de outras patologias tais como leptospirose, doenças hepáticas, intoxicações e envenenamentos, geralmente necessitam de apenas uma ou duas sessões associadas ao tratamento do agente causador da doença.
O animal submetido ao tratamento de Hemodiálise normalmente se comporta não necessitando grande contenção. Isso ocorre mesmo com animais bravos. Raramente o animal é submetido a tranqüilizante.
O equipamento nos permite uma ampla margem de segurança e um custo acessível.
É de grande importância o trabalho em conjunto do clínico com a equipe de hemodiálise. O sucesso da terapia dependerá principalmente do acompanhamento feito pelo próprio clínico após as sessões, com consultas e avaliações bioquímicas periódicas de forma que o animal se recupere totalmente.
É importante lembrar que:
1- A Hemodiálise sempre funciona. O objetivo da Hemodiálise é o de substituir temporariamente a função renal, depurando as toxinas acumuladas no organismo. A Hemodiálise é um filtro e sempre filtra o sangue quando corretamente prescrita.
2-A hemodiálise não cura os rins. Ela permite um descanso do organismo,evitando que o animal venha a óbito pela uremia, melhorando o estado geral do paciente e também , dando tempo para que o médico veterinário dê o suporte renal adequado, diagnostique e trate as causas da agressão renal. Isso aumenta as possibilidades de recuperação do animal.